O que a TVI nos "ofereçe" [sic] ao almoço

20-Mai-2007. Noticiário que a espanhola TVI nos "ofereçe" [sic] ao almoço. (Telediario que la españuela TVI oferta a nosostros al mediodía, por supuesto.)

"Aminizar" [sic] os danos

20-Mai-2007. Jornal Público (espero não me enganar). Nota ao jornalista tapa-buracos: as perguntas não se colocam e os danos não se "aminizam" [sic].

Já não há livrarias

18-Mai-2007. "Book House", centro comercial Galerias Saldanha, Lisboa, pertencente ao grupo Dinternal/Escolar Editora Dinalivro. Bem pode ir fazer companhia à "Bulhosa - Books & Living", do grupo Civilização Editora, que ambas vendem "books" em vez de livros.

Correcção em 03-Out-2007: Escreveu-me a Dinternal - Escolar Editora a dizer que a confundi com a Dinalivro. Obrigado pela correcção e o meu pedido de desculpas.

"Dejà vu"

11-Mai-2007. Loja El Corte Inglés, Lisboa. Se bem me lembro, esta singularidade do acento no "J" num cartaz desta loja já constava aqui na colecção, mas não faz mal.

"Táz aki" [sic] ou "tás" doido?

16-Mai-2007. Folheto publicitário das canetas Mitsubishi Uni-Ball. Um festival de disparates deste tamanho não pode ter sido aprovado por japoneses. Na foto vê-se "táz aki" e "tás em", mas ainda havia lá por trás outras declinações do disparate, como "tasem". Mesmo que se atribua isto a liberdade criativa, não percebo o que queria dizer o "artista" ao fazer variar táz/tás/tasem ou então Tokio/Tóquio.

Deve ter sido este mesmo "artista" quem decidiu qual era a melhor frase que dava ao seu autor uma viagem a Tóquio (ou será "Tokio"?), e que pela sua inovação, originalidade e criatividade merece que a transcreva aqui: "Escreve leve, levemente / Como quem escreve por mim. / Será de gel? Será permanente? / Do Japão é certamente / E só a caneta Uni-Ball escreve assim." Bravo. Mereceu. Se o óleo Fula fizer um concurso semelhante, já sei que vou ganhar com esta: "Frita leve, levemente / Como quem frita por mim. / Será mesmo óleo? Terá de estar quente? / Saudável é certamente / E só Fula
frita assim." Sou um poeta, caramba! (Agora vou ver se consigo escrever sobre neve a chamar por mim.)

Roubos de letras

11-Mai-2007. Lojas Vobis, pertencentes à Modelo-Continente, da Sonae. Quanto custaria - se houvesse - uma "proteção [sic] contra roubo!" de letras?

Um erro "subscrito"

08-Mai-2007. Notícia no Correio da Manhã. É a inexorável evolução da língua, os sobrescritos que passam a envelopes ou a "subscritos" [sic].

O cão que mordeu o erro

19-Mai-2007. Jornal Correio da Manhã. Neste dia comprei por um euro e pico um DVD que oferecia o jornal (oficialmente, foi vice-versa). Há quantos anos!, mas foi bom constatar que a versão em papel é mais generosa ainda para a minha colecção que a que está online. Escolhi esta noticiazinha não por ser sobre um "cão de raça perdigueiro" [sic] (ou era um cão perdigueiro ou era de raça Perdigueiro), mas porque a última frase tem uma interpretação, quanto a quem é que não apresentou queixa, à escolha do freguês do DVD.

Isto também é "phishing"

11-Mai-2007. Anúncio online encapotado aos toques de telemóvel Dada. Claro que quem é tão desonesto que não revela nos anúncios a sua identidade (e não é isto uma forma de "phishing" também?), não merece ter qualquer educação.

Os erros cujos

10-Mai-2007. www.jornalbriefing.iol.pt. Notícia de Inês Rosado da Fonseca, "cujo o" [sic] erro é não ler outros autores que a ajudem a usar não só pronomes relativos excêntricos como também outros elementos de sequenciação frásica que não apenas a conjunção copulativa ("e... e... e...").

Aprender também não custa nada

10-Mai-2007. Página de entrada cujo endereço já esqueci. Agora é que vou morrer solteiro.

"Lóbista" [sic]

05-Mai-2007. Jornal Expresso. Quem inventou o lóbi - não acho mal - também pode, se quiser, inventar o "lóbista" [sic], mas aí já acharei muito, muito mal.

Voos com chapéu

05-Mai-2007. Sítio da eDreams, uma agência online de venda de bilhetes de avião. No meio de um texto que até nem está mal (exceptuando o galicismo de "terá lugar"), não percebo o "Portuguese" e os "vôos".

Erros caros

05-Mai-2007. Anúncio de imprensa a um stand de automóveis da Santogal, um empresa do grupo Espírito Santo, assinado pela agência de publicidade Rasgo. Dentre as montras que fazem parar um homem, a Santogal afirma que esta é uma delas. Portanto, esta devia ser "uma das poucas montras em Lisboa que FAZEM parar um homem". Erro comum, mas inaceitável num anúncio a uma marca de automóveis de luxo.

"Entertenimento" [sic]

05-Mai-2007. Sítio da cadeia portuguesa de 74 lojas Osfone. Esta empresa acaba de ser comprada pela The Phone House. Será que vai deixar de haver "entertenimento" [sic]?

Erros "direcionais" [sic]

01-Mai-2007. Anúncio online a um jipe Mitsubishi. Faça um "test drive" [sic] usando os botões "direcionais" [sic].

Corte em segurança

01-Mai-2007. Café no centro comercial LoureShopping. Atente-se na louvável mensagem inscrita na vitrina e na esquina do vidro toda esfacelada e cortante (como eu próprio descobri à minha custa)!

Ibersol...?

01-Mai-2007. Restaurante Tia Alice, centro comercial LoureShopping. Há quanto tempo não falo da Ibersol! Será que a vencedora do meu Grande Prémio do ano passado entrou na linha ou fui eu que deixei de lhe prestar atenção? Esta Tia Alice, que infelizmente não é mas bem podia ser do grupo Ibersol, comete o mesmo erro de escrever "descrição" em vez de "discrição", como a Ibersol continua a fazer em cartazes da sua cadeia Pizza Hut.