II SÉRIE Coleccionei (mas já parei) erros de português: erros ortográficos, ignorâncias, infelicidades, gralhas graves, dislexias, estrangeirices e um ou outro cromo fora de colecção só para desenjoar. Porquê? Porque o português possui regras formais, tanto mais importantes quanto maiores as audiências, pelo que dou especial atenção aos erros de grande difusão. Caso tenha cromos para esta colecção, porque é que não começa a sua obsessão também?
Este veio atrasado
26-Nov-2007. "Já Ká Conta" [sic], a conta para jovens do banco espanhol Santander. Este banco chegou atrasado ao jogo: há mais de um ano, já tínhamos o "keres voar?" do BCP e o "abre a tua konta" da CGD. Só gostaria de saber o porquê do abuso da letra K pelos jovens de hoje.
O comentário do CMR está bem apanhado. Deve ser por isso, deve. Não há (se não há devia haver) nenhum Organismo que superintenda no lamentável uso da língua?
A menina que apresenta o totoloto e o joker (lá vem o K), anuncia que o júri já conferiu as bolas dos sorteios. Os três senhores que, isso sim, fiscalizam as extracções, não julgam, não avaliam, não votam nada. Fiscalizam a regularidade dos actos e nada mais. A menina, simpaticamente, também deseja sorte "a todos", o que é um verdadeiro disparate. Já dei conta deste desabafo há algum tempo ao Departamento de Jogos da Santa Casa e ao Provedor do Teleespectador, que acusaram e agradeceram o "comentário". Foram bem~educados.
4 comentário(s)
O abuso da letra "K" é por causa do ditado «Quem tem K sempre es-K»
O comentário do CMR está bem apanhado. Deve ser por isso, deve.
Não há (se não há devia haver) nenhum Organismo que superintenda no lamentável uso da língua?
http://www.dren.min-edu.pt/crecursos/tvktve/tvktve.htm
Até no Ministério da Educação usam o "k".
Que havemos de fazer?
A menina que apresenta o totoloto e o joker (lá vem o K), anuncia que o júri já conferiu as bolas dos sorteios. Os três senhores que, isso sim, fiscalizam as extracções, não julgam, não avaliam, não votam nada. Fiscalizam a regularidade dos actos e nada mais. A menina, simpaticamente, também deseja sorte "a todos", o que é um verdadeiro disparate.
Já dei conta deste desabafo há algum tempo ao Departamento de Jogos da Santa Casa e ao Provedor do Teleespectador, que acusaram e agradeceram o "comentário". Foram bem~educados.
Deixe o seu comentário!
<< Página de entrada