Bater no ceguinho

09-Fev-2007. Email publicitário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, feito pela agência italiana Fullsix. Isto já é bater no ceguinho, tantos são os emails recebidos desta agência sempre com os mesmos erros. Mas eu não desisto de os apontar, estão a ouvir, ceguinhos, ou também são surdos? Aqui vai o rol:
Primeiro, não se escreve "6ªf" - falta um traço-de-união e dois pontos de abreviação: "6.ª-f.". Mais valia escrever por extenso.
Segundo, "por que não avisa...?" está errado. Devia ser "porque [é que] não avisa...?" porque se trata de uma interrogação iniciada naturalmente com um advérbio interrogativo. Só no Brasil é que se usa a construção "por que...?"
Terceiro, os prefixos "hiper", "mega", etc. não são palavras! São prefixos, ou seja, têm de se juntar a outras palavras. Não existem "hiper mercados", existem hipermercados. Não existem "mega ciclos" ou "mega fones", existem megaciclos e megafones. Portanto, não escrevam "hiper jackpot" [sic] nem "mega pré
mio".
Estão a ver, senhores da agência? Ai não podem, desculpem.