Grandes momentos do marketing nacional

14-Mar-2007. Publicidade online ao cartão de crédito Unibanco Oxygen. Continua a mentira descarada deste anúncio, e não há nada nem ninguém que acabe com ela. Vai ser a terceira vez, o que dá uma média de uma vez por ano, que vou falar sobre esta mentira. Da última vez, em 17-Jun-2006, publiquei um cromo com o título "Mentirosos", sobre este mesmo anúncio. Como esse cromo não está disponível, repito aqui o que escrevi então, e não preciso de acrescentar mais nada:

«
Publicidade do cartão de crédito Unibanco Oxygen, da Unicre, uma sociedade-cartel dos bancos nacionais. Trata-se de publicidade enganosa, que usa uma chico-espertice matemática para enganar o incauto. Um ano depois, continua a mentira. O IC não devia estar a olhar para esta publicidade enganosa? 'Receba 3 euros por cada 100 euros' é uma expressão com uma interpretação clara e inequívoca. EU GASTO 100 EUROS E O CARTãO DEVOLVE-ME 3. Claro e inequívoco, certo? Alguém que ache que esta expressão não tem uma interpretação clara e inequívoca, por favor diga-mo, que é ave rara.

Pois então, se estamos em consenso quanto à clareza e inequivocação, passo a dirigir-me aos chico-espertos por detrás desta publicidade porque para eles a interpretação clara e inequívoca NÃO É BEM ASSIM... Mentirosos, dizem em letras grandes 'receba 3 euros por cada 100 euros' e só muito depois explicam que afinal é 3% da média mensal de cada trimestre (hã?, não percebi, ninguém percebeu, e por isso é que vocês têm de explicar a seguir com um exemplo). Mentirosos!, se eu fosse atrás do vosso cartão, garanto-vos que vos exigiria os 3 euros por cada 100. A língua serve para comunicar e as palavras usadas têm um significado que não pode ser deturpado a vosso bel-prazer. Porque é que não dizem em letras ainda maiores 'receba 12 euros por cada 100 euros'? Ia dar ao mesmo segundo a vossa chico-espertice mas tinha muito maior efeito. Ou será que aí é que levantavam a lebre quanto à mentira e então é que era o escândalo total? Mas façam-no, atrevam-se já que se sentem tão impunes e sã
o tão chico-espertos. Vá lá, não se fiquem por 3%, 'dêem' 12% e a seguir expliquem em letra pequenina que são 12% da média mensal de cada ano. Ou seja, mintam como mentirem, o que vocês dão é sempre 1% (e só 1%) das compras feitas com o cartão. Não são 3%, não são 12%, não são o raio-que-vos-parta, com esta chico-espertice vocês dão sempre e apenas 1%, e é claro que isso não tem nada a ver com 'receba 3 euros por cada 100 euros'.
»

1 comentário(s)

Comentário de Blogger José Cunha:

muitos parabens, a minha namorada tambem foi abordada por esses tipos da unibanco oxygen e tava convencida que dava 3% de desconto quando na verdade é apenas 1%. este tipo de vigarice não pode ser tolerada, parabens pelo teu blog, vou po-lo nos favoritos e sp k encontrar vigarices cm estas vou-te contactar pk estes gajos têm de ser denunciados.fica bem

grayfoxpt@hotmail.com

25/09/07, 15:54  

Deixe o seu comentário!

<< Página de entrada