Manifesto anti-Uailde e prova 1

10-Jan-2007. www.uailde.com, um sítio da americana McDonald's powered by Fullsix, a agência italiana do grupo WPP. O Uailde é um programa de incentivo ao consumo e de fidelização de consumidores dos hambúrgueres McDonald's. Pede um menu, ganhas 1 código; pede um supermenu, ganhas 2 códigos. Os códigos são depois introduzidos neste sítio, que requer registo prévio, e trocados por prémios.

Sou perfeito conhecedor da polémica em torno do valor nutricional dos produtos de fast food, e tenho acompanhado o esforço da McDonald's em educar o povo antes que o povo lhe vire completamente as costas. Veja-se, por exemplo, www.mcdonaldsmenu.info, onde a empresa revela honestamente e ajuda a calcular, também honestamente, quantas calorias e gramas de gordura contêm os seus produtos. É nesta onda negativa para o seu tipo de comida que a McDonalds tem de fazer negócio. No entanto, parece que a mensagem em Portugal ainda não passou completamente, uma vez que não só a empresa continua a lançar hambúrgueres gigantes, como lançou este programa Uailde, lançado especificamente aos jovens. E não vi ainda quem tenha falado contra esta política de dar uma no cravo enquanto se dá outra na ferradura. É por isso que decidi escrever este manifesto, aproveitando o estilo de comunicação adoptado no sítio.

Como chegar à juventude de hoje, no escalão etário 16-30? Simples, falar a sua linguagem!, dizem os entendidos, ou seja, os criativos publicitários. Falar ao seu estilo!, dizem os outros entendidos, ou seja, os consultores de marketing. Portanto, linguagem SMS, estilo primário. Pegando em exemplos de cromos desta colecção: Keres voar?, pergunta o BCP, abre a tua Konta, diz a CGD, toma lá Xekes-Cinema, diz a Lusomundo; as galinhas não voam, por isso é que vocês me percebem, é o estilo do BCP, o teu futuro já está a kontar é o estilo da CGD. Mas como fazer mais e melhor? Segundo o McDonald's e a Fullsix, a resposta é o Uailde. Falar ainda mais a linguagem, imitar ainda melhor o estilo. Que o Uailde, como vamos ver, tenha conseguido ver a luz do dia, é a prova de que se está a ir longe de mais, e que alguém tem de dizer Basta!, os nossos filhos não são assim tão burros e primários! Não é preciso descer tão baixo para falar com os jovens! Não é preciso tratá-los desta maneira para conseguir a sua empatia! E, no entanto, é assim que funciona o Uailde. Descendo ao fundo, usando linguagem imbecil, em estilo imbecil, porque os seus clientes só podem ser imbecis. Só podem, pensam eles. Permitam que discorde, permitam que pense o contrário, permitam que acredite que não é preciso ser tão mau nem descer tão fundo, como vou provar a seguir, para se conseguir falar com a juventude. Oxalá este Uailde produza o efeito contrário ao pretendido pelos seus promotores e que, de tanto terem exagerado, o seu público-alvo perceba que afinal não é tão imbecil como eles querem que seja. Este é o manifesto, agora manifestem-se vocês!

Seguem-se quatro provas ilustrativas da linguagem e do estilo "Uailde".

Prova 1: o sítio emprega permanentemente uma gíria "surfista", onde até os simples "sim" e "não" são substituídos por "tasse" e "népia".
- Tens a certeza?
- Tasse
(= sim, tenho a certeza).
Escolhi este cromo porque, além do erro "tens a certeza que...?", os próprios criadores do sítio se perderam no meio da gíria, e neste caso as respostas funcionam ao contrário do que seria de esperar, pelo que é preciso clicar na resposta que não se pretende dar. Bem feito!

(continua)

4 comentário(s)

Comentário de Anonymous Anónimo:

e o pior é k depois de te inscreveres, qd keres aceder à tua conta, ñ possibilitam a entrada pq dizem k os dados estão incorrectos, tipo mail ou nick.
tb ñ dá para abrir outra conta pq pedem dado especificos e únicos.....grande treta

07/03/07, 16:48  
Comentário de Anonymous Anónimo:

isso n é bem axim

eu ganhei um telemovel num leilão e ja o recebi ha mais de 1 mes

tens ke imprimir a declaração de premio e enviala para a morada

galerias alto da barra em oeiras

05/01/08, 15:39  
Comentário de Anonymous Anónimo:

eu ganhei recentemente um premio num leilao, e no regulamento diz que temos de imprimir a ficha(ja imprimi) e esperar que nos mandem um email a comunicar onde e quando podemos levantar o premio. so que ate agora ainda nao recebi nenhum email.. alguem sabe dizer quanto tempo demora a receber o tal email?

09/02/08, 01:00  
Comentário de Anonymous Anónimo:

fdx tu es um merdas por estares a escrever estas merdas

07/04/08, 17:53  

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