Manifesto anti-Uailde: prova 4

(continuação)

Prova 4: esta é a prova derradeira. Quando vi esta opção "convida amigos tótós" (repare-se no erro do duplo acento - deve ser "totó", tal como "bebé" ou "cocó"), não percebi o que queriam dizer com aquilo: estavam a insinuar que eu tinha amigos menos inteligentes? E só queriam que eu convidasse esses, e não os amigos "normais"? Afinal não era assim, o convite é para qualquer pessoa. Para quê então chamar-lhe "totó"?

Foi então que descobri: os "totós" são os que ainda não estão registados! Quem está dentro é fixe, quem está fora é totó. Se não alinhas, és totó.

Esta é a essência do Uailde: a caracterização negativa de quem está fora - os "totós", e a superlativização de quem está dentro - os "uaildes". Ser totó é não estar com o grupo, é não pertencer ao grupo. Ser "totó" é não alinhar com um registo de linguagem estereotipado para um público-alvo estereotipado. Por oposição, não ser "totó" - ser "uailde" - é aceitar e manter o estereótipo de que o jovem de hoj
e é burro e imbecil, de que escreve com um alfabeto de seis letras e fala com três sílabas. Ai se eu fosse jovem, como gostaria de saber se conseguiria manter-me orgulhosamente "totó".

1 comentário(s)

Comentário de Anonymous Anónimo:

Deviam te bater quando eras criança para agora seres assim ou entao es daqueles nerds que passa o tempo em casa e nao tens amigos. antes de olhar PROS erros dos outros olha PROS teus...és um infeliz é o que é. estes textos ta xeio de erros so pra teres esses teus prazeres nos erros dos outros deve ser a unica coisa que tens....

20/10/07, 12:36  

Deixe o seu comentário!

<< Página de entrada